quarta-feira, 20 de maio de 2009

Yeda Crusius? Cruzes!

Noticia de política! Oba!
Amo muito tudo isso! Não é assim que diz o slogan extraordinariamente inteligente do McDonald's? Slogan esse que nos faz esquecer de como a gordura saturada do big, ultra, mega, super mc lanche feliz da vida gosta de entupir tubinhos que chamamos de artérias e que devem servir para alguma coisa importante, já que todos que não as tem sadias costumam ter problemas em um órgão de importância mediana para a sobrevivência: o coração. Tudo uma jogada de marketing.

Mas voltando à notícia...
A política tem vários slogans, o tempo novo que traz o progresso, a cidade criativa que aproveita o espaço, o lulalá que realmente ficou mais lá do que cá...
Slogans esses que nos fazem esquecer de como candidatos de alguns big, ultra, mega, super partidos limpos como o branco do Omo gostam de destruir uma coisinha chamada senso crítico e que deve servir para alguma coisa importante, já que todos que não o tem costumam ser enganados facilmente, além de não saberem exigir melhoras e consequentemente distinguir o que é bom ou ruim para o país.

Pois bem... gosto muito de política, apesar de ser extremamente burra no assunto e de que algumas pessoas já me deixaram absurdamente desanimadas com ela, pois vivem repetindo tudo que já sei de cor, política é boa na teoria, fora isso a dita cuja aí de cima é feia e cheia de exceções: não deve-se roubar, mas fulano de tal rouba, não se pode governar para si, mas cicrano governa...enquanto isso continuamos aqui votando sem saber a importância desta atitude e ficando por fora dos reais acontecimentos.
Eis um acontecido.

13/05/2009 - 18h41
Polícia Federal pede autorização para investigar governadora Yeda
WANDERLEY PREITE SOBRINHOcolaboração para a Folha Online

Nada de novo... tudo na mesma.
Mais uma denuncia de corrupção chega aos nossos ouvidos e abismem-se: alguém se revoltou. Pra variar, a mudança acontece no nome e partido do acusado, e ponto. O resto e tudo igual.

A personagem principal desta vez é a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius integrante do PSDB, e a acusação são de que ela e outras pessoas que fazem parte de sua equipe estariam desviando dinheiro do Detran-RS, além de um suposto envolvimento com fraude em licitações e um caixa dois na campanha eleitoral de 2006...o famoso caixa dois, local onde é colocado o dinheiro cuja origem não pode ser explicada e que aparece como num passe de mágica na conta de um terceiro que merecidamente é beneficiado com isso.
Depois que o caso veio a público o alvoroço começou.
Está escalado o elenco da novela. Yeda (a suspeita, mocinha ou vilã?), os manifestantes (coadjuvantes, já que possuem pequeno poder de mudança situacional), o advogado de Yeda e também ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) José Eduardo Alckmin (o cúmplice), o chefe da Casa Civil (personagem que confunde o espectador) que nega o suposto abandono da governadora pela parte do PSDB nacional e que ratifica sempre que pode que acredita que isso vai fazer com que a governadora e o Estado saiam engrandecidos deste processo, a Veja (a fofoqueira) que divulgou a informação (não confirmada) de que R$ 400 mil vindos de um suposto caixa dois composto por empresas de fumo teriam sido entregues a Carlos Crusius (o mocinho ou vilão?) marido da governadora, para a compra da casa em que ela vive (o governo, as empresas citadas e o marido negaram a existência do caixa dois e do suposto desvio) e o superintendente da Polícia Federal, delegado Ildo Gasparetto (o justiceiro), que decidiu investigar Crusius, mas aguarda que a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul aceite a decisão e peça o pronunciamento e autorização INDISPENSÁVEL do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para só então entrar em ação, já que Yeda é governadora e diferente do que qualquer mero mortal, ela só pode ser investigada depois que o STJ autorizar. Fiquei pensando em me candidatar futuramente, quem sabe assim não ganho uma passagem direta para o céu, sem nenhuma escala ou caos aéreo, afinal, quem escolhe se dedicar a busca pelo bem estar da população, merece o melhor, inclusive privacidade garantida.


13/05/2009 - 17h09
Yeda entrega documentos ao presidente do PSDB para comprovar sua inocência
GABRIELA GUERREIROda Folha Online, em Brasília


Depois de tanto bafafá, finalmente a governadora tomou uma atitude que ainda não encontrei adjetivo para caracterizar. Na tentativa de buscar apoio político dentro do PSDB, ela entregou hoje ao presidente do partido, Sérgio Guerra, documentos que supostamente comprovariam sua inocência nas denúncias, entre eles estavam a prestação de contas de sua campanha eleitoral de 2006 aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado e o esclarecimento de que recebeu R$ 796 mil de doações de uma empresas do setor de fumo declarados legalmente.
Com a relação aparentemente abalada perante a mídia, Yeda negou ter sido abandonada pela cúpula tucana e se disse bastante confiante.


14/05/2009
Manifestação contra Yeda reúne 3.000 pessoas sob chuva em Porto Alegre
Folha Online


Cerca de 3.000 pessoas, entre elas estudantes e servidores públicos, foram à região central de Porto Alegre participar da manifestação contra a governadora. Com muita vontade ou indignação imensurável, os manifestantes ficaram cerca de uma hora e meia no local. Sob chuva forte, depois de uma longa caminhada eles pararam em frente à sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, para pedir a investigação das denúncias, e do governo do Estado, e o impeachment da governadora. Munidos de banners, cartazes, um carro de som e muitas palavras (a arma principal de manifestantes pacíficos e que em minha opinião, é a mais poderosa de todas. Quem lê, se informa, pergunta... sabe o que está falando)
O estranho é que o governo não se pronunciou sobre a manifestação, o que deixa no ar um cheiro não identificado. Seria injusto opinar sem certeza? Seria burrice calar a boca e esperar que alguém se habilite á falar? Eis a questão!


O acontecido foi divulgado por meio chamadas (TODAS COBRADAS COMO O ESPERADO) na televisão, veiculadas em sete emissoras e em horário nobre.


Chefe da Casa Civil de Yeda diz que "não há fato novo" para criar CPI
GRACILIANO ROCHAda Agência Folha, em Porto Alegre

Pronto! O que a sociedade, ou uma parte pequena que se interessa por política e que se preocupa com alguns trocados á menos nos cofre públicos, podiam fazer estava feito, restava aguardar o posicionamento da lei. Não sei se podemos chamar de lei alguém que afirma que para que haja uma investigação de corrupção é necessário um fato novo. FATO NOVO? E as denúncias anteriores? E a possibilidade de que um cidadão esteja pegando para si dinheiro que pertence á tantos outros. Não é um fato?! O chefe da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul, José Alberto Wenzel, acha que não.
Segundo ele, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pedida pelos petistas gaúchos para investigar supostos atos de corrupção envolvendo Yeda não deve ser criada porque "não há fato novo". A CPI é desnecessária, já que tudo está sendo esclarecido nos seus devidos espaços, que são Ministério Público, Polícia Federal, em todos os segmentos. “Quem mais quer estes esclarecimentos somos nós ", disse Wenzel durante visita à Assembléia Legislativa. (Agência Folha)
A oposição já entrou em ação, já que oposição que se preze tem que ter ATITUDE e começou a colher assinaturas para instalar a bendita CPI. Mesmo com toda força de vontade o PT sua a camisa na Assembléia, pois são necessárias 19 assinaturas e haviam sido conseguidas apenas dez todas de deputados do PT e do PC do B.

14/05/2009 - 14h19
PT gaúcho vai a Brasília para convencer PDT a assinar CPI contra Yeda
WANDERLEY PREITE SOBRINHOcolaboração para a Folha Online


Para o PT gaúcho e muito confortável que a governadora seja culpada, já que existe entre os partidos uma richa antiga. Vindos da linda terra dos pampas, representantes petistas foram a Brasília em busca de assinaturas para que a CPI saia do papel. O animo foi renovado pelo fato de que outros partidos levantaram a bandeira, que não e vermelha, mas que faz brilhar a estrela da esperança de afastar Yeda do cargo, o que beneficiaria uma parte do bolo PT, PDT, PSB, PTB e DEM.

Por fim... nada mudou. Tudo continua na mesma.
A situação está paralisada, já que para alguns a CPI será uma escada para a candidatura do ministro Tarso Genro, que se apresentará como candidato ao governo do Estado pelo PT. A bancada do PMDB decidiu que não assinará ao documento e o oposicionista PSB, que tem dois deputados, adiou a decisão de assiná-lo ou não. Políticos são normais e desconfiam uns dos outros.
O argumento usado pelos que se propuseram a assinar o pedido de investigação é de que para se governar um estado, ou mesmo tomar decisões como líder de bairro (com todo o meu respeito) é indispensável que o candidato tenha legitimidade para assumir o cargo e a responsabilidade de falar pelo outro.


Resta-nos esperar pela CPI ou pelo próximo slogan da campanha de Yeda, que certamente envolverá justiça, seriedade e transparência, características visíveis de sua pessoa.

Um comentário:

  1. Difícil entender, compreender, complicado ate encontrar um adjetivo pra poder comentar tal sujeira que perturba a paz de tantos em pensar que quem sabe ainda vai melhorar a política que vivemos, entretanto a esperança e a ultima que morre, pelo menos e o que me foi ensinado. Parabéns pela postagem adoro seus textos.

    ResponderExcluir