segunda-feira, 1 de junho de 2009

José, e agora?

Há uns 15 dias atrás, li no site da folha, a notícia de que Serra não teria cumprido uma porcentagem X de suas metas em São Paulo para 2008. Confesso que não fiquei muito surpresa, já que (sem motivo ainda definido) não simpatizo com este economista, “PSdebista”, ex deputado federal, ex senador, ex ministro do Planejamento e Orçamento, ex ministro da Saúde e sempre POLÍTICO. Acho mesmo que é por isso, sempre olho para um POLÍTICO com certo ceticismo.
No caso de Serra, é ainda mais complicado, pois este vive dentro do poder público há tempos (como citei aí em cima) e ainda não demonstra, (pelo menos pra mim... quem sou eu para definir quem demonstra alguma coisa?!) o comprometimento essencial de um “homem do povo”, já que estas benditas ou malditas metas (depende do referencial) foram proposta por ninguém mais, ninguém menos que:
O GOVERNADOR DE SÃO PAULO JOSÉ SERRA. 
Pois bem... vamos aos fatos.

13/05/2009 - 02h30 
Serra descumpre 40% das metas de 2008; veja lista de resultados 

Em 2006 Serra foi eleito governador de São Paulo, sendo o primeiro governador do estado eleito em primeiro turno. Dá-lhe aceitação!

Em 2009 segundo levantamento e uma boa memória constatou-se que o governador não conseguiu cumprir 40% das metas estabelecidas para 2008, primeiro ano do planejamento de médio prazo do Estado, o chamado PPA (Plano Plurianual), que vai até 2011. Dá-lhe falta de “desconfiômetro”!

Dizem que o brasileiro é um povo de muita fé. Bobagem.... brasileiro é ingênuo, acredita em qualquer blábláblá e perdoa todas as promessas não cumpridas, os escândalos não explicados, as decisões não justificadas...brasileiro é f....feliz demais, conformado demais com tão pouco!Pois bem...voltando ao “Serrinha” e suas promessas.

O Plano Plurianual é um plano adotado pelo governo Serra que torna obrigatório o planejamento de todas as ações e orçamentos...ou seja, faz com que o governo preste contas e estude antecipadamente cada passo antes de efetuá-lo de vez. Os investimentos têm que ser feitos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente. 
No planejamento deve estar especificado cada detalhe dos chamados planos de ações: objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a efetivação do mesmo, ações não previstas no orçamento da União, regionalização do plano, etc. Na teoria, tudo muito organizado.

O que o governador não esperava é que se efetivasse a parte da conceituação do PPA onde é citada a palavra FISCALIZAÇÃO. A cada ano, seria realizada uma avaliação do processo de andamento das medidas a serem desenvolvidas durante o período estipulado. Sobre esta avaliação é que serão traçadas as bases para a elaboração do orçamento federal anual.

Quando essa avaliação foi feita no estado de São Paulo....José quase desceu a serra correndo e fugindo das responsabilidades.

Em nenhuma área do estado conseguiu cumprir todas as metas. A Secretaria da Administração Penitenciária cumpriu 28,5% do que foi estipulado anteriormente. A ampliação da malha do metrô não caminhou muito, já que as duas obras em curso que integram o Plano de Expansão do Metrô estavam paralisadas. Na educação o tucano teve problemas na capacitação de professores e na reforma e na construção de novas escolas.Mas...justiça seja feita! Na área da saúde, o governo cumpriu a maioria das metas. Algumas foram superadas amplamente, como no quesito vacinação de rotina: foram previstas cerca de 16 milhões e superadas em 4 milhões.

E agora José?

A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José?

A festa REALMENTE acabou, as promessas não foram de todas cumpridas, o povo se multiplicou, a educação precisa de cuidados, e agora, José? As pessoas precisam de transporte, de segurança... do mínimo, pelo menos o mínimo.

José, e agora?(Carlos Drummond de Andrade ainda vive)

E José Serra foi candidato à Presidência da República pela coligação PSDB-PMDB em 2002 e perdeu no segundo turno para Luís Inácio Lula da Silva. E José Serra provavelmente será candidato à Presidência da República pela coligação PSDB-PMDB em 2010 e muito provavelmente será eleito (pelo menos segundo pesquisas e seu suposto favoritismo eleitoral).

E quanto ao PPA? Ahhh...esse provavelmente terá sido esquecido por esse povo com memória de cachorro e ingenuidade de brasileiro, afinal, o tucano já se explicou. Foram muitas mudanças de lideranças políticas, uma enorme dificuldade de liberação de áreas para construções, morosidade em licitações e é claro, a culpada de tudo: a crise econômica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário