quinta-feira, 7 de maio de 2009

Que venha o Reva!


Vivemos hoje literalmente em um caos ambiental.
“Segundo estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, baseado em parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), a chance de uma pessoa morrer de doença cardiorrespiratória nos 39 municípios da região é atualmente de 10,9%. Sem as emissões veiculares, cairia para 2,4%. Nos atuais padrões, o ar da região mata indiretamente, por ano, 7.187 pessoas a partir dos 40 anos (grupo de maior vulnerabilidade). São 65% a mais que em 2004, ano da última pesquisa.
“As principais doenças agravadas são infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão.” (Fonte: Folha Online – UOL)
Para piorar um pouquinho a situação, a índia lançou hoje o carro mais barato do mundo. Oba! Você deve estar pensando: ”Este é o carro perfeito pra mim!”. Calma! O Tata Nano é um carro movido a gasolina e fabricado na Índia com preço em torno de US$ 2 mil. Já chega ao mercado tirando o sono de muitos ambientalistas, que prevêem que as vendas gigantescas irão poluir o ar já nublado do país. Mas nem só de invenções ecologicamente incorretas vive a índia. Que venha o Reva! O Reva é o veículo elétrico de mais sucesso no mundo. É fabricado nos arredores de Bangalore, no sul da Índia. É ecologicamente correto e quase silencioso, custa três vezes o valor do Nano, e têm um apelo limitado para os compradores mais pobres que desejam ter seu primeiro carro. Peraí?! Custa três vezes o valor do Nano? Pois é. Tudo tem seu preço. Apesar das tecnologias patenteadas, subsídios do governo, o rápido crescimento do interesse por veículos elétricos, o Reva não deve deixar sua marca no mercado de carros mundial com tanta força quanto o Nano. É o mundo capitalista. Afinal, a destruição do planeta não será amanhã e quando isso acontecer nenhum de nós estará aqui. Por que se importar? O que a maioria dos moradores deseja é o status e o luxo de um carro próprio. Dane-se o meio ambiente!
Londres oferece inúmeros incentivos para donos de carros elétricos, desde uma cobrança menor nos estacionamentos até a isenção de imposto sobre circulação e a redução na taxa de congestionamento. O resto da Europa segue os mesmos passos. A França oferece um subsídio de 3.000 euros para os compradores do Reva. A Noruega cortou o imposto de importação do carro e o imposto sobre mercadorias, e permite que os motoristas usem as linhas de ônibus.
A busca pela diminuição da poluição provocada pelos automóveis leva cada região a encontrar suas próprias soluções: o governo de São Paulo, por exemplo, tem o projeto de rodízio. De acordo com o final de cada placa e dia da semana, os veículos não podem circular nas ruas e avenidas, sujeitos á multas e apreensão do veículo.
Já a nossa queria e bem administrada capital, contou com a inauguração, nesta última quarta-feira (dia 25/03/2009) de um novo serviço dentro do sistema de transporte coletivo. Batizado de CITYBUS ou popularmente conhecido como “Frescão” (ainda estou na dúvida se fazem referência ao veículo ou aos passageiros), esse atendimento será feito por 65 miniônibus que foram entregues pelo prefeito Iris Rezende na presença de diversas autoridades, durante solenidade (claro que não podia faltar uma solenidade. INDISPENSÁVEL!) no Paço Municipal. O prefeito Iris Rezende disse que a chegada dos miniônibus reforça o projeto de governo voltado para o transporte. Para Iris, essa é a oportunidade para o goianiense deixar o carro em casa. 'Precisamos desafogar o trânsito. Cada carro que fica em casa é um passo para melhorar a qualidade de vida de uma cidade', disse o prefeito ao jornal O Popular.
Segundo os assessores, a novidade é destinada á classe média, levando em conta as características do transporte. Os miniônibus são equipados com televisor com tela em LCD para o repasse de informações sobre o sistema, e é claro, propagandas institucionais do governo, tomadas de energia para a recarga de celular, ar condicionado, moedeiro eletrônico, para pagamento em dinheiro (só ressaltando o valor: R$4,00. Uma bagatela!), validadores de cartões sit-pass, e sistema Wifi.
Esse último faz dos veículos os únicos do país a oferecer acesso à internet. É uma tentativa. Resta-nos esperar!

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