quinta-feira, 7 de maio de 2009

Vale como protesto!

A República Francesa oficialmente é um estado laico, apesar de ter-se como religião predominante o catolicismo, principalmente no meio rural. Mesmo com sua vinculação ao Vaticano, a Igreja Católica francesa conserva características nacionais, o que é de fato muito bom, já que assim não se submete tanto aos caprichos da “toda poderosa”.
O país recentemente tem enfrentado dilemas sócio-culturais quanto a aceitação da liberdade religiosa, como a recente lei que restringe o vestuário feminino. Em sua população estão representadas as principais denominações religiosas: católica 51%, ateus 31%, muçulmana 6%, protestante 2%, judia 1,5%, budista 1%, ortodoxa 0,5%, outras 7%.

A Revolução Francesa marcou para Igreja Católica um dos períodos mais difíceis de sua história. Isto porque ela não só propagou os ideais iluministas que incluíam um sentimento anticlerical e anti-religioso (poderia incluir aqui anti-católico, já que a religião e seus adeptos se sentem como um caso á parte em todos os sentidos), como também os exerceu na prática, muitas vezes de forma violenta. No último dia 26, o país lançou uma camisinha com a imagem do papa, mas o homenageado pareceu não ficar muito satisfeito.
Vale como protesto!


Segundo a redação da Folha On line, a frase que deveria acompanhar a imagem do papa é: I said no! “Então nós estávamos pensando em lançar uma camisinha com a cara do Obama e legenda: Yes, we can!”, completou o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário