quinta-feira, 7 de maio de 2009

Geni e companhia ltda.




O Ministério da Segurança adverte: Cuidado com jornalistas, escritores e profissionais da comunicação é indispensável! Chico Buarque há um tempo atrás já incentivava a jogada de pedra na pobre da Geni.
“Joga pedra na Geni
Joga bosta na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni”

Aconteceu dinovo! “07/04/2009 - 06h19 Jornalista joga sapato em ministro na Índia” Uol.

O que? Ele jogou um de seus sapatos contra o ministro do Interior, P. Chidambaram, durante uma coletiva de imprensa em que explicava a política de segurança do governo.
Quem? Um jornalista indiano
Quando? Hoje (07/04/2009)
Onde? Em Nova Déli (Índia)
Como? Pegou o sapato com as mãos, mirou no ministro e o atirou com toda a força contra ele... simples assim.
Por quê? Queria protestar contra o não esclarecimento de um Relatório Vamos ao acontecimento da íntegra.
O jornalista Jarnail Singh, que trabalha no "Dainik Jagran", um jornal da Índia, lançou um de seus sapatos contra o ministro do Interior, P. Chidambaram quando ele respondia a uma das perguntas da coletiva de imprensa que ocorreu no dia 07/04/2009, acontecimento que foi transmitido ao vivo pelo canal "NDTV".O motivo da agressão teria sido uma forma de protesto que o jornalista (integrante da comunidade sique) encontrou para se mostrar insatisfeito com as explicações dadas pelo ministro sobre o relatório do Escritório Geral de Investigação (CBI) que pede à Justiça a retirada das acusações contra o membro do governante Partido do Congresso Jagdish Tytler, que está sendo investigado por envolvimento na onda de violência antisique - na qual morreram milhares de pessoas - gerada em Nova Déli em 1984 após o assassinato da então primeira-ministra Indira Gandhi. O jornalista se recusou-se á pedir desculpas ao ministro, já que para ele o método usado teria sido incorreto, mas suas razões não. O incidente lembra o fato ocorrido com o ex-presidente americano George W. Bush, que também foi alvo do lançamento por parte de um jornalista iraquiano em uma coletiva de imprensa em Bagdá em dezembro passado. Para piorar a situação os sapatos vieram acompanhados de uma frase muito cordial: “Esse é o beijo de despedida, cachorro”, gritou o jornalista. Bush chegou de surpresa ao Iraque, e teve que se abaixar duas vezes para que os sapatos não o atingissem.
No Iraque, jogar sapato contra uma pessoa é um grave insulto. Significa que a pessoa é menos que um calçado, que fica sempre no chão e sujo. As reações foram um pouco diferentes, enquanto o ministro indiano mostrou-se cauteloso e cheio de intenções de perdão (mesmo não ocorrendo o pedido por parte do jornalista) dizendo: "Por favor, tirem-no com cuidado", o ex-presidente americano preferiu a imagem despreocupada e extrovertida, “Não se sabe se o primeiro sapato era o do pé esquerdo ou do direito. O que eu sei é que o sapato parecia número 42″, disse brincando. O posicionamento pouco aguerrido do presidente deu liberdade para criação de sátiras e até de um game onde o internauta tenta acertá-lo com pares de sapato.
Como disse Arnaldo Antunes em um de seus títulos (música de Noel Rosa, Ismael Silva e Francisco Alves): A razão dá-se a quem tem.
O difícil é ter a sabedoria para saber quem tem razão, já que tudo é relativo. Tudo depende de quem vê, de conta, de quem ouve... depende do lado, do ponto de vista, e é claro dos interesses que estão em jogo. Depende de como se lida com as diferenças e da existência ou não de respeito para com o outro.
O respeito é condição indispensável para a convivência em sociedade. Com ele aprende-se à aceitar (NÃO CONCORDAR) com características religiosas, sociais e culturais diferentes. Passa-se a conhecer outro tipo de pensamento, educação, certos e errados, costumes, visões de mundo, dores e motivos, povos de mesmo idioma, mas de opiniões e ideologias diferentes.

O fato é que, cada coisa tem seu lugar...
Opiniões na ponta da língua e sapatos nos pés!

Nenhum comentário:

Postar um comentário