quarta-feira, 13 de maio de 2009

E de uma, somos tantas!

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor!

Cantava Morais Moreira, em 1997 no seu disco Moraes Moreira Acústico. Me lembrei dela e dele (que por sinal está a um tempo fora da mídia quando fiquei sabendo de uma exposição que aconteceu em São Paulo no último dia 11.
Integrante do movimento dos Novos Baianos, se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita. O cantor e compositor daria uma bela postagem!)

“12/05/2009 - 16h30
Francês expõe perfis de "mulheres do planeta" na Oca
Da Redação UOL”

Começou no último dia 11 (terça-feira) a exposição assinada pelo francês Titouan Lamazou (nomeado em 2003 pela Unesco "Artista pela Paz") que representa através de fotografias, desenhos, pinturas, textos e vídeos todos os tipo de mulheres que ele conheceu durante sete anos de viagens pelos cinco continentes. Intitulada "Mulheres do Planeta", a mostra acontece na Oca (Parque Ibirapuera/SP) e faz parte do calendário de eventos do Ano da França no Brasil.


Nota-se nitidamente as diferenças socioculturais entre as mulheres. Cada uma é moldada “à lá conforto de sua região”, já que geralmente ficam em segundo plano no quesito importância para a sociedade. Roupas, posicionamentos, expressões e intimidade com a câmera são alguns dos fatores que mostram a grandeza da diversidade resultante de Eva.
Pronto, tínhamos aí uma oportunidade de mostrar nossas mulheres, não falei nada de peito e bunda, falei de MULHERES...mostrar que aqui a maioria trabalha, cuida dos filhos e da casa, algumas fazem o papel de mãe e pai, são esteio de família.

As imagens de brasileiras (três disponíveis na internet) me decepcionaram.
Uma índia nua. Saudosismo puro, já que a maioria das tribos indígenas de hoje são muito diferentes do tempo onde todo índio era curumim ou tinha a inocência de um. Hoje eles cresceram, física e mentalmente e já sabem distinguir com facilidade o bem do mal, quando estão ganhando ou perdendo em certa situação. O que por um lado é bom, reivindicam saúde, moradia, educação e verba (muitas verbas). Descobriram que a FUNAI pode ser uma forte aliada e fazem do órgão um tipo de escudo, mas por outro representa uma triste perda da sociedade, que fica sem um grupo tão importante á medida que este deixa para trás a referência do homem da terra, que tirava dela somente aquilo de que precisavam.
Uma catadora de lixo. Como toda força que sua imagem traz consigo (admito!), o que não impede a influência negativa que isto acarreta ao país, que ratifica sua fama de problemático se tratando de sociedade e indivíduo.
Uma senhora (com todo respeito) que ficou famosa pelo mau comportamento diante da mídia, seu vocabulário xulo (visto pelo povo como demonstração de coragem) e atitudes um tanto quanto extravagante. Dercy Gonçalves.... até agora não entendi como uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil (Que os méritos sejam citados!) pode representar o país. Cada coisa em seu devido lugar.

Mas voltando á Morais Moreira, acho que fez certo ao pedir para o país esquentar os pandeiros, iluminar os terreros e aprontar o samba, já que aqui somos todas bunda e peito, apetrechos que decoram a casa, indispensáveis na educação dos filhos e no controle da cozinha.
O que Lamazou esqueceu é aqui “Há quem sambe diferente noutras terras, noutra gente, num batuque de matar”. Aqui também existem mulheres lindas de coração, força surpreendente e histórias inacreditáveis... mulheres que trabalham, o dia todo e ainda encontram disposição para estudar á noite, que acordam cedo, dormem tarde e estão sempre (ou quase sempre) de bom humor...aqui tem mulher mais macho que muito homem!

Batucada,
Batucada, reunir nossos valores
Pastorinhas e cantores
Todos num só lugar.

Parte das imagens estão disponíveis no site da UOL (
http://entretenimento.uol.com.br/album/mulheres_do_planeta_album.jhtm?abrefoto=15).


Um comentário:

  1. Adorei!!! Bom saber que existe alguém com peito e coragem suficiente pra mostrar que nesse país tem mulher, e mulheres, essas mulheres que nós nos orgulhamos tantos e temos honra em telas do nosso lado, essas mulheres que nos mostram sua força, honra e hombridade pra conseguir lutar pelo seu futuro ás vezes visando o futuro de outro, sacrificando seu tempo, paciência e tantas outras coisas... Tenho sorte em ter uma mulher, mulher do meu lado, alguém que me sinto honrado em estar sempre junto...

    ResponderExcluir