quinta-feira, 2 de julho de 2009

"Bom moço".


"Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos", palavras de Mangabeira Unger sobre o governo Lula em 2005.

Tá...até aí tudo certo. O que não falta no país são críticos ao governo do nosso Lulinha, já que nem com todas suas ações assistencialistas, discurso emocionante à favor do povo, amizade íntima e verdadeira com líderes da América Latina e forte relação com empresários, conseguiu agradar à gregos e troianos...ou melhor, á dominantes e dominados. O que não encaixa é o fato de este mesmo Mangabeira declarante em 2005, tempos depois ter aceitado o cargo de ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos do Brasil... pasmem... do governo Lula, aquele que ocupava o topo do ranking da história da corrupção nacional...Urger tenha o dito.

O Plano Amazônia Sustentável (PAS) passou a ser coordenado por ele, o que resultou na demissão (seguida de renúncia) da senadora Marina Silva e em muito bafáfá. O poder da última palavra (pelo menos nos assuntos relacionados à nossa florestinha) veio acompanhado por fortes declarações...muitas sem relação direta com o PAS, direcionando o homem Mangabera para o social e político. O ministro já vinha de uma longa história política, passando pelo regime militar quando atuou no antigo MDB, por Leonel Brizola e Ciro Gomes com quem participou das eleições presidenciais.

Urger tem em seu discurso a busca incessante por uma alternativa que interrompa a transferência assustadora de riqueza das mãos de trabalhadores e produtores para os bolsos de rentistas... mas já avisa, SEM QUALQUER HIPÓTESE DE UMA POLÍTICA ASSISTENCIALISTA. Afirma e reafirma a fusão entre política externa e interna, e defende a importância da diplomacia no Brasil.

Agora o presidente anuncia a saída do ministro, que precisará deixar o governo para retomar sua função de professor na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos (pelo menos foi o dito). Mangabeira deixa o cargo ratificando a não existência de problemas políticos ou programáticos em sua relação com o presidente e com o governo.

No país de “nação rebelde”, ainda existe uma democracia vibrante e fomentada na unidade nacional. Palavra de ministro.... ou será SÓ NA CABEÇA DO MINISTRO?!

Bem... parece um bom moço, um tanto quanto cheio de ilusões.
Vá pela sombra Mangabeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário